Bem vindo à TLC Portugal

Fatores a ter em conta quando o target é o público feminino

Fatores a ter em conta quando o target é o público feminino

Publicado por ana.ribeiro | 28 July

Com o fortalecimento do consumidor do sexo feminino no mercado global, os marketeers estão mais interessados ​​em descobrir a melhor maneira para abordar esta classe demográfica que já se tornou nos principais “key decision makers” em algumas famílias.

As mulheres têm neste momento o poder de decisão de compra por si, pelos seus maridos e filhos, em vários sectores. O aumento da renumeração do trabalho feminino vem também aumentar o poder de compra das famílias, vendo assim os seus rendimentos a aumentar significativamente. As mulheres são hoje em dia mais educadas, mais ricas e mais independentes financeiramente do que as gerações anteriores.

O que as mulheres querem quando se trata de consumo?

- Evite estereótipos: Um dos pontos mais importantes a evitar quando quer atingir este público, é evitar o estereótipo “rosa e fofa”. Pense antes em como dar poder e destaque ao papel feminino na sociedade. As mulheres estão agora interessados ​​nos sectores em que tradicionalmente não se sentiam tão à vontade como o sector tecnológico, eletrónico e o desporto.

- Multitasking - procurar soluções para economizar tempo e ganhar equilíbrio entre a vida profissional e pessoal: Um efeito colateral do progresso no mundo do trabalho é que muitas mulheres sentem que fazem malabarismos diariamente nas suas vidas e dividem-se em tarefas como profissionais, esposas e mães.

- Influenciadoras: Outra tendência que está a tornar-se mais proeminente é o fato de que as mulheres se tornaram formadoras de opinião. Por falarem umas com as outras e partilharem recomendações, as mulheres estão a comandar as decisões de consumo. Muitas mulheres gostam de pesquisar e ler os comentários antes de fazer as suas decisões de compra, especialmente para itens mais caros, férias e hotéis.

- Consumo Ético: de acordo com estudos do mercado, as mulheres, tanto em países desenvolvidos como nos países emergentes, são mais recetivas às marcas em que a suas competências recaem sobre a ética e a transparência. As mulheres estão interessadas ​​nas histórias por trás da marca, que são cada vez mais influenciadoras das suas decisões de compra, especialmente quando combinados com valor e acessibilidade.

- Não há "uma" mulher: O último fator é lembrar que o mercado do consumidor feminino é grande e diversificado. Não há 'uma' mulher, onde a estratégia one-size-fits-all será aplicada. Assim como as empresas precisam atender a determinados mercados, os marketeers devem formular estratégias para as necessidades das diferentes mulheres, em diferentes países e em diferentes idades, todas elas têm necessidades diferentes para as quais se devem criar estratégias diferentes.

Na TLC Marketing criamos campanhas impactantes com soluções feitas à medida da sua marca e dos seus clientes…e como se trata de um público tão exigente como o feminino, conte connosco para as surpreender.

Criamos campanhas que chamam a atenção que a sua marca precisa e, que influenciam a decisão de compra no ponto de venda!

Por mais difícil que possa parecer, na TLC Marketing nós sabemos o que as mulheres querem!

Entre em contacto connosco para saber mais.