Bem vindo à TLC Brazil

Entrevista com Miguel Lobo

Como as promoções podem fortalecer o conceito da sua marca?

Postado por thiago.dantas | 22 February

Em visita ao escritório da TLC Brasil, nosso CEO Miguel Lobo fez uma análise do perfil de consumo dos brasileiros e suas relações com ações promocionais e marcas.

Para ele, se o objetivo da campanha é ir além de alcançar os objetivos comerciais como aumentar sell-in e sell-out, não devemos apenas considerar o formato tradicional de promoções que se baseiam maioritariamente em sorteios.

Ainda segundo Miguel, a grande diferença entre o consumidor brasileiro e europeu é a relação emocional que o brasileiro tem com o consumo.

“O brasileiro cria uma relação muito pessoal com os produtos que consome, não é incomum ver pessoas que se comportam como embaixadores de certas marcas, principalmente quando a marca representa algo com que ele se identifique”.

Mas existe algo em que tanto os brasileiros como o europeu se identificam: Os consumidores estão ficando cansados de depender tanto da sorte para poder ganhar uma oferta promocional. Cada vez mais eles estão buscando campanhas nas quais a sorte não é um fator determinante, mas em que todos os seus atos de compra e a sua preferência pela marca são devidamente recompensados. E é aí que as campanhas promocionais compre e ganhe entram.

 

Por que as promoções compre e ganha são importantes?

Este tipo de campanha é muito importante em dois sentidos: geram maior interesse de participação porque tangibilizam o benefício de uma forma muito mais imediata para o consumidor, principalmente nos poucos segundos em estão decidindo entre um determinado produto e serviço. Permitem também tangibilizar de uma forma muito mais democrática e massificada a promessa da marca. 

Imagine que você lidera o marketing de uma empresa que possui um produto no qual o conceito de marca é beleza e bem-estar.

Para alavancar suas vendas, ao invés de fazer uma promoção cujo prêmio é uma viagem para algum evento de moda internacional para um reduzido grupo de pessoas, seria muito mais interessante garantir que todos os consumidores que comprem um produto sejam premiados com uma oferta de ensaios fotográficos ou tratamentos estéticos, por exemplo.  Em última análise, as nossas ações permitem passar do storytelling da marca para o storydoing, ao recompensar um elevado volume de clientes com uma oferta que dá verdadeiramente vida à promessa da marca.  Temos clientes que faziam campanhas nacionais anteriormente que no final das contas apenas geravam 10 ou 20 embaixadores da marca em todo o território brasileiro, o que não faz sentido num país com essa escala. 

 

 

Qual é a campanha promocional ideal para minha marca?

No mundo ideal, a campanha promocional ideal seria a que combina vários fatores.  Em primeiro lugar deve ter sinergia com a marca e reforçar os eixos de comunicação do produto e serviço. Deve posicionar essa marca como uma referência na sua categoria, garantir um bom engajamento com os consumidores e demonstrar o caráter de inovação promocional da marca. No nosso caso, através da nossa inovadora formula e modelo de negócio conseguimos garantir esta premissa, mas também criar campanhas inovadoras e com prêmios instantâneos de alto valor percebido. Embora seja uma velha máxima do marketing, uma boa campanha tem acima de tudo vender, sem iludir as expectativas do consumidor.

 

Acho que as empresas modernas devem continuar a refletir sobre os paradigmas do consumo e a sua reação do ponto de vista promocional.  Se grande parte das decisões de venda são maioritariamente feitas no PDV, muitas vezes em 70% das situações, o que a marca tem de fazer para gritar mais alto que o seu concorrente nestes escassos segundos? 

 

 

Quais prêmios devo oferecer ao meu consumidor?

O prêmio ideal está diretamente ligado ao sucesso da campanha e varia de acordo com o produto, setor, target e objetivo da campanha. É muito importante estar sempre acompanhando novas tendências do marketing e do mercado, e estudando o comportamento de consumo para poder inovar e oferecer premiações relevantes hoje em dia, como contas gratuitas para acesso em streaming de vídeos e músicas, por exemplo.

Miguel Lobo está no TLC Marketing desde 2008 e hoje é CEO das filiais de Portugal, Brasil e Espanha.

O papel da TLC Marketing é criar campanhas promocionais inovadoras no formato compre e ganhe, que garantem o ROI do cliente e atinjam os objetivos de marca.

Interessado em saber o que podemos fazer pela sua marca?

 

Envie um e-mail para faleconosco@tlcmarketing.com ou ligue para +55 (11) 3019 5959 e veja como estamos ajudando globalmente as melhores marcas do mundo a atingir seus objetivos.